Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


filme #2

por cineteratura100mg, em 19.04.14
A Rapariga que roubava Livros


Nem sempre vejo os filmes que tiveram origem em livros. A explicação para essa minha atitude é que na maioria das vezes o meu imaginário é demasiado diferente do imaginário do realizador e acabo por me desiludir. Quando leio um livro vou construindo imagens, algumas em movimento como num filme, daquilo que vou lendo. Se gosto do que leio fica-me para sempre um gostinho especial cá dento. Fica um carinho especial pelo livro e pelas memórias que me ajudou a construir. Muitas tenho vontade de conhecer as personagens e os lugares, verdadeiros ou inventados, onde se passa a acção. Basicamente é como se eu mesmo tivesse estado presente na história, dentro do livro, tu cá, tu lá, com as personagens.


Neste caso em especifico, resultaram imagens muito fortes da leitura. Mesmo à distância de muitos meses que separaram a leitura do visionamento do filme, as imagens estavam em mim ainda muito nítidas. Por isso quando vi o filme, que até gostei, senti-me ligeiramente defraudada porque estava à espera de uma outra coisa. Não necessariamente melhor ou pior, simplesmente diferente.  É o correr o risco. Corri e correu medianamente bem.


Quando ao filme, gostei que houvesse algum respeito pela narrativa e também dos actores de grande qualidade que foram convidados a integrar o elenco. Nada a apontar. Talvez eu não tivesse posto a personagem principal tão bonita, mas isto sou eu que associo este período de guerra ao frio, ao pó, à sombra e ao negro. 



Um filme de Brian Percival



Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

Sofia a 22.04.2014

Ainda não vi o filme, mas o livro já li.
Não é o livro da minha vida, mas gostei da história. Em grande parte, porque é um período da História que me toca profundamente e nem sei bem explicar o porquê, mas penso que tem a ver com o facto de ter lido o Diário de Anne Frank muito nova e de lhe ter repetido a leitura por inúmeras vezes durante a minha adolescência.
Apesar de ter já visto o trailer, voltei a vê-lo agora e concordo com o facto de a personagem principal não ter de ser necessariamente tão bonita. Aliás, durante toda a leitura do livro, na minha cabeça, todos os personagens são menos bonitos do que parecem ser no ecrã.

Sofia
Imagem de perfil

cineteratura100mg a 22.04.2014

Estamos em sintonia Sofia! Também senti assim. É o grande problema de ver os filmes dos livros. Já cá temos as imagens!:)

Beijinhos

Comentar post



Posts mais comentados